As sociedades tribais são organizadas de forma completamente diferente da nossa.
Não tem escrita,os custumes são passados oralmente de pai para filho,eles tem uma harmonia com a natureza já que pegam tudo que precisam dela,o lider anda no meio da tribo naturalmente como se fosse um habitante comum,os habitantes respeitam o lider por completo, o que as faz sociedades sem conflitos internos.
Nos quando falamos das sociedades tribais pensamos em povo não evoluido sem armas sem um sintema politico e etc.Nos costumamos julgar as sociedades tribais usando nossa sociedade como parâmetro de comparação,isso faz com que não consigamos ver como essas sociedades são, já que julgamos elas como inferiores e pré-historicas.
Nas sociedades tribais quem detém o poder normalmente um guerreiro ou lider espiritual é aceito por toda tribo e isso faz com que não tenha conflitos internos pela luta do poder nessas sociedades, o lider é alguem que muitas vezes guerreou com outras tribos ou alguem que a tribo julga ter algum dom divino.
Nessas sociedades não existe industria nem mercantilismo muito menos capitalismo, todo alimento e bens materiais são conseguidos na natureza e divididos pela tribo,assim mais uma vez evitando conflitos entre os habitantes da tribo.
Um dos custumes que os colonizadores mais condenavam e usavam para justificar o genocidio dos povos tribais é o atropofagismo o fato de que em algumas dessas sociedades quando um inimigo era capturado eles o prendiam e depois o comiam, os europeus com seu eurocentrismo usava isso para justificar o externimio desses povos como se eles mesmos não fizessem os camponeses de escravos(praticamente) com descupa na doutrina Calvinista , como se eles mesmos não tivessem queimado,enforcado varias pessoas com o tribunal da Alta Inquisição criado pela igreja Católica.
Por isso não cabe a nos adotar o olhar do colonizador hipócrita na hora de estudarmos as sociedades tribais,afinal ela não é nem melhor nem pior apenas diferente.
Adorei o título Nii-chan, perfeito!
ResponderExcluir(^(||)^)>
ResponderExcluirMarcelo,
ResponderExcluirAdorei seu texto.
Parabéns!
abraço,
Prof. Amanda
perfeito *-*
ResponderExcluir